19 Oct 2021
Comentarios: 0
O seu dicionário online de sushi para desvendar os nomes que mais aparecem no rodízio
Você é daqueles que abrem o app de delivery ou o cardápio do restaurante japonês e ficam sem entender nada? Então prepare-se para um glossário sushinês que chegou para facilitar a sua vida e desvendar termos como niguiri, hossomaki, hot roll, gunkan e sashimi.
Já aproveita para favoritar a página, compartilhar com os amigos e tirar aquele print esperto pra ter com você no próximo rodízio!
Antes de tudo, precisamos esclarecer uma coisa: o que é sushi?
De forma literal, sushi é o termo usado para se referir ao jeito de servir o arroz japonês (gohan) com tempero à base de vinagre. Sendo assim, entende-se por sushi toda combinação de ingredientes com arroz japonês – muitas delas levam o nori, uma folha feita de algas marinhas.
Já comece anotando porque esse é um dos mais clássicos! O niguiri é um bolinho de arroz com uma fatia de peixe por cima, normalmente atum ou salmão. Seu nome significa “dois dedos”, uma referência à pequena porção de arroz que o sushiman deve usar a cada porção.
Alguns preparos são enrolados em nori para fixar o peixe no arroz. Veja a nossa receita aqui!
Ele não se chama “rolinho grande” à toa: o futomaki é o maior de todos os tipos de sushi, com uma quantidade generosa de ingredientes no meio! Com formato cilíndrico e envolto por nori, os recheios mais comuns incluem combinações de omelete japonês, peixe, legumes, gengibre, cogumelo e abóbora d’água desidratada.
Basta substituir “futo” (grande) por “hosso” (pequeno) para entender esse sushi. O homossomaki também é um cilindro de arroz envolto em nori, mas de tamanho bem menor e normalmente com apenas um ingrediente no recheio, sendo salmão, atum, kani ou pepino os mais populares.
VARIAÇÕES DE HOSSOMAKI
O kappamaki é um hossomaki recheado exclusivamente com pepino, considerado um tradicional sushi vegano. Já o tekkamaki e o shakemaki são recheados com atum e salmão, respectivamente.
CURIOSIDADE: Kappa é o nome de uma criatura aquática do folclore japonês que tem o pepino como alimento preferido!
Traduzido literalmente como “navio de guerra”, o gunkan é diferente de outros sushis por ser um rolinho de nori com arroz embaixo e recheio em cima. O ingrediente mais comum no recheio são as saborosas ovas de peixe.
A grafia do nome varia entre Djô, Jow, Djow e Joe. Mas vamos ao que importa: esse é um dos poucos sushis que não é envolto em nori, mas em uma fatia de peixe. No Joe, o arroz fica embaixo e o recheio – de ovas de peixe, salmão ou outras variações – vai em cima.
O preparo do Joe é muito similar ao do gunkan Filadélfia, uma versão do gunkan que também substitui a alga por peixe.
O hot roll não é japonês, mas uma invenção ocidental. Afinal, fritura é com a gente mesmo! Cada peça consiste em um recheio dentro de arroz envolto em nori. Depois de pronto, o sushi é empanado na crocantíssima farinha panko e frito.
Já deu água na boca só de ver a foto, né? Aprenda a fazer em casa com a nossa receita!
Temaki é um tipo de sushi? Essa é uma dúvida interessante. Seu formato e tamanho são tão diferentes dos demais que há quem diga que ele não se encaixa nessa categoria. Mas cá entre nós, rodízio japonês sem temaki não vale, né? E já que ele leva alga e shari no preparo, vamos considerá-lo como parte do nosso glossário sushinês!
Traduzido como “enrolado de mão”, o temaki é um cone de nori com arroz dentro e inúmeras possibilidades de recheio em cima, desde peixe, frutos do mar, vegetais e frutas.
CURIOSIDADE: Essa é outra receita extremamente popular aqui no Brasil – temos até as temakerias! –, mas difícil de ser encontrada lá fora, tanto no Japão quanto em outros países do Ocidente.
Aprenda a fazer em casa! Acesse a nossa receita aqui.
O uramaki é esse charmoso sushi invertido, no qual quem envolve o recheio é a alga e o arroz fica do lado de fora (“ura” significa “reverso”).
Os sabores vão variar de peixe cru a grelhado, vegetais, frutas e até cream cheese. Na parte externa, grãos de gergelim torrado dão charme ao visual e trazem uma surpresa especial ao paladar!
O sashimi é simplesmente uma fatia de peixe cru sem arroz, alga ou qualquer outro ingrediente. Já ligou os pontos? Isso mesmo, o sashimi não é um tipo de sushi. Mas ele é tão popular que a gente não podia deixar de fora do nosso manual!
VOCÊ SABIA?