6 Dec 2016
Comentarios: 0
Pessoal, vocês já experimentaram Kamaboko?
Apreciado no Japão desde o século XIV, o kamaboko (surimi curtido) pode ser consumido como alimento principal ou como ingrediente de pratos asiáticos, vai do gosto do apreciador. Por exemplo, o tipo Kani-kama tem o sabor muito semelhante ao do caranguejo, já o Chi-kama, de queijo. Em São Paulo, você pode encontrar o kamaboko em mercados orientais – pincipalmente na Liberdade, onde os preços são mais acessíveis.
Essa iguaria japonesa é uma massa de peixe curtido preparada a partir de vários tipos de peixes brancos. Durante a preparação, adiciona-se glutamato monossódico e, então, modela-se a massa até adquirir uma consistência assentada.
Kamaboko – peixe curtido em formato de bolo.
Depois de pronto, o kamaboko é servido frio e com temperos – isso, se consumido como petisco, sem acompanhamentos. Devido à semelhança no preparo, é muitas vezes chamado de “salsicha de peixe” no ocidente. Outra opção para degustá-lo é consumi-lo com sopas quentes de macarrão, como no lámen.
Apesar de ser normalmente comercializado nas cores rosa e branco, existem variações que levam toques de arte, como o Narutomaki, que é feito com espirais rosas nas laterais. Outro costume é desenhar fotos de personagens, como pandas, ursinhos e demais figuras da cultura pop japonesa.
Narutomaki, o kamaboko em forma de espiral.
Kamaboko customizado com desenhos de personagens.
Curiosidade: 15 de novembro foi oficializado no Japão como o Dia Oficial do Kamaboko graças à sua representatividade na cultura e culinária japonesas.
Não vamos nos alongar para que você descubra por si só o sabor do kamaboko. Agora é com você! Se ainda não experimentou, o que está esperando? Fica a dica da Sakura para novas experiências gastronômicas 😉
Até a próxima!