23 Nov 2020
Comentarios: 0
Conheça um jeito novo de dar sabor aos pratos, criar molhos para salada e deixar carnes mais coloridas
O missô é tão usado na culinária japonesa quanto o shoyu e seu uso geralmente está associado ao preparo de sopas e caldos. Contudo, essa pasta de soja fermentada é um ingrediente muito versátil, que permite inúmeras combinações para adicionar sabor a pratos que combinam muito com os dias mais quentes.
O missô pode ter sabor mais ou menos acentuado, além de cor intensa ou mais clara. Isso vai depender da composição e do tempo de fermentação dos ingredientes, mas o resultado é sempre uma pasta saborosa que agrada diferentes paladares!
Do japonês, o nome “shiro” significa “branco”. Esse é o missô mais leve, perfeito para marinar carnes ou preparar molhos de salada sem comprometer os outros sabores do prato.
O nome – do japonês, “vermelho” – indica uma pasta mais intensa, tanto em coloração quanto em sabor. Essa variação vai muito bem com carnes vermelhas ou vegetais em conserva, destacando-se no prato.
O Missô Shiro é ótimo para criar molhos leves para saladas! Um jeito simples de fazer isso é misturando-o direto em uma salada de maionese com verduras e legumes ou dissolvido em um líquido ácido, como suco de limão ou vinagre. Aprenda também a fazer o Sumissô, um molho agridoce que é a cara do verão.
Se quiser um toque mais apimentado, dissolva o Missô Aká em água – controle a quantidade para obter uma textura líquida ou mais pastosa. Você pode derramar sobre a salada ou pincelar sobre legumes cozidos e grelhados.
Experimente substituir o sal no preparo das refeições do dia a dia. O Missô pode ser pincelado sobre peças de carne que ficam marinando na geladeira. Isso confere um sabor diferente na hora de cozinhar, assar ou grelhar.
Você pode temperar a carne moída com Missô para fazer quibes ou usá-lo no preparo da massa de bolinhos de arroz, que são ótima opção para petiscar no fim de semana.
Nos dias mais friozinhos do ano, experimente os usos clássicos do Missô! Escolha seu preferido e misture para preparar sopas, substituindo caldos artificiais, e caldos que levam macarrão, como lámen e udon. Nesses casos, a pasta deve ser dissolvida em água fervente e você pode montar o prato com tofu, algas, peixes e legumes.