14 Apr 2020
Comentarios: 0
Ficar em casa é essencial no momento que estamos vivendo, mas isso envolve alguns cuidados e precauções. Você fará mais refeições dentro de casa, então vale rever os alimentos que estão estocados na despensa, planejar uma lista de compras de mercado objetiva e separar receitas fáceis para fazer no dia a dia. Separamos as melhores dicas para ajudar você a ter uma quarentena saudável e descomplicada, com uma boa carga nutricional mesmo tendo poucos recursos e ingredientes.
Da lista de tarefas que a gente empurra com a barriga o ano todo. Antes de saber o que você precisa comprar no mercado, organize a sua despensa e confira a data de validade dos alimentos estocados. Latas de atum, feijão, conservas e amêndoas podem render preparos deliciosos e poupar você de gastos desnecessários.
O mesmo vale para a geladeira. Separe os alimentos por data de validade e dê prioridade para cozinhar ingredientes frescos, especialmente frutas e vegetais, ou que estiverem mais próximos de expirar. Deixe enlatados e caixinhas de Tetra Pak para depois, esses produtos aguentam meses de armazenamento.
Guarde e congele sobras de alimentos para aproveitar em outras refeições e evitar desperdícios.
Evite excessos. Em grande escala e a longo prazo, compras movidas por desespero causam aumento nos preços, desequilibram a distribuição e estimulam a compulsão alimentar.
Capriche em fontes de fibras, como leguminosas, grãos, farelos e farinhas integrais. Além de ajudarem no sistema digestivo, esses alimentos prolongam a sensação de saciedade depois de comer. Pães podem ser congelados e descongelados em fatias no dia a dia.
Escolha legumes com menor tendência a estragar, como cenoura, beterraba, nabo, brócolis e repolho, e procure ter sempre alho, cebola e gengibre em casa para adicionar em preparos variados. Hortaliças congeladas são vantajosas por oferecerem um tempo maior de armazenamento, da mesma forma que peixes enlatados – em água, não óleo – são uma boa fonte de proteínas e de gorduras boas.
Aproveite a versatilidade de ovos para adicionar nutrientes às suas refeições e guarde sementes, amêndoas e frutas secas para beliscadas ao longo do dia ou para incrementar saladas e outros pratos.
Evite gastar dinheiro com biscoitos, bolachas e outras guloseimas. Eles podem ser gostosos uma vez ou outra ao longo do dia, mas não são a base da dieta de quem está preocupado com a imunidade. Caso esteja fazendo compras para outra pessoa, lembre-se de confirmar qualquer alergia ou restrição alimentar antes.
Cozinhar pode ser um ótimo remédio para o tédio. Com mais tempo e atenção para dedicar, você pode experimentar receitas diferentes e técnicas que viu em programas de culinária.
Para servir de inspiração, separamos pratos dos mais variados para o seu dia: de refeições completas a petiscos e acompanhamentos. Monte sua playlist perfeita para passar alguns minutos na cozinha ou convide quem mora com você para participar da brincadeira.
Biscoitinhos de missô: uma manhã gostosa com poucos ingredientes.
Palitinhos integrais: receita simples para comer ao longo do dia.
Pão de cebola com missô: para variar o café da manhã da semana.
Arroz com missô: incremente o arroz branco com Missô Shirô e Cogumelos Kenko.
Dahl de lentilha: famoso prato vegano em uma versão simples para fazer em casa.
Mexidinho de carne seca, abóbora e banana da terra: uma refeição completa pronta em 40 minutos.
Repolho caramelizado: uma versão fácil de fazer do clássico sauerkraut alemão.
Salada de bifum agridoce: uma entradinha caprichada em legumes e sabor.
Missoshiru: a mais famosa sopa japonesa feita em 15 minutos.
Panqueca de espinafre e missô: para congelar e comer depois ou compartilhar com quem mora você.
Sopa de feijão: para aproveitar o feijão que você já tem pronto.
Yakissoba Sakura: o clássico!
Caldinho de feijão: entradinha, acompanhamento ou lanche da tarde: você escolhe.
Cheesecake de tofu e morango: chegou a hora de se arriscar nas sobremesas.
Manteiga saborizada: um jeito diferente de temperar os seus pratos.