9 Oct 2018
Comentarios: 0
Saber como guardar os alimentos corretamente, seja dentro da geladeira ou fora dela, evita o desperdício e ajuda seus produtos a terem uma duração maior. Afinal, nem todos os alimentos que compramos podem ficar dentro de uma despensa, enquanto outros não precisam ficar dentro da geladeira.
Continue a leitura para aprender mais sobre como guardar os alimentos corretamente e, assim, aumentar sua vida útil. Vamos lá?
Os refrigeradores contam com uma temperatura que varia entre 5 e 10 ºC em seu interior e -5 ºC no congelador. Ao serem armazenados nessas temperaturas, as chances do crescimento de microrganismos que aceleram a decomposição dos alimentos são muito menores.
As carnes devem ficar no congelador ou freezer e serem descongeladas sempre dentro do refrigerador quando houver necessidade de usá-las. As carnes vermelhas ou de porco duram cerca de 8 meses, enquanto as de frango e peixe magro, 6 meses. Já os peixes gordos e camarões têm duração de 3 meses congelados.
Como o congelador é o local mais frio de uma geladeira, os queijos e laticínios devem ficar sempre na parte superior, já que necessitam de uma refrigeração maior.
Coloque os produtos que são usados com mais frequência em lugares de fácil acesso e em que fiquem sempre visíveis. Isso facilitará na hora de pegá-los, evitando que você permaneça com a porta aberta por muito tempo.
Uma dica é usar as prateleiras da porta da geladeira para isso. Porém, devemos lembrar que, por ficarem muito expostos ao ar quando a porta é aberta, esses alimentos devem ser produtos que não necessitem de uma refrigeração muito alta. Queijos e laticínios, por exemplo, não são boas opções de alimentos para armazenar nesse local.
Para que suas frutas e verduras durem mais, coloque-as dentro de sacos plásticos na gaveta de verduras da sua geladeira. Isso contribuirá para uma vida mais longa desses alimentos. Já as folhas devem ser levadas e secas, e colocadas em sacos plásticos ou recipientes com tampa.
Sua despensa deve ser um lugar fresco e não muito abafado. Caso contrário, isso vai contribuir para que seus alimentos estraguem com uma rapidez muito maior. Além disso, alguns alimentos perdem seus sabores e aromas quando estão em contato com o ar. Evite deixá-los abertos sempre que possível.
Os alimentos em conserva, por exemplo, podem ser armazenados na despensa sem problema algum. Isso contribui para que você economize energia, já que não necessitam de refrigeração. Além disso, podemos encontrar uma variedade muito grande nos supermercados, como Pimenta Malaqueta em Conserva, Cogumelo Champignon em Conserva, Pimenta de Cheiro em Conserva, Palmito Picado em Conserva etc.
A umidade e o calor dos raios solares, juntos, são responsáveis pela proliferação de microrganismos. Com isso, teremos alimentos estragados em um período muito menor do que sua validade. Dependendo da composição do alimento, eles podem até mesmo chegar a fermentar. Sua despensa deve ficar longe de locais úmidos e que tomem muito sol.
Cada produto deve ser armazenado em seu devido lugar. Por isso, nunca misture produtos de limpeza com alimentos. Isso porque é comum que esses produtos vazem e acabem contaminando a comida. O local de armazenamento de ambos deve ser separado para evitar esse problema.
Viu como é simples e importante saber como guardar os alimentos? Aplique as nossas dicas no seu dia a dia e comece a notar uma grande diferença na duração dos seus produtos. É importante ressaltar, porém, que você deve sempre alinhar o armazenamento com a sazonalidade do alimento.
O que acha de compartilhar nossas dicas em suas redes sociais? Assim, mais pessoas ficam por dentro do assunto e tiram suas dúvidas sobre como guardar os alimentos corretamente!