29 Dec 2016
Comentarios: 0
Oi, gente! Ansiosos para 2017?
Se no Brasil a tradição é pular sete ondinhas, guardar folha de louro na carteira ou vestir branco na virada do ano, tenha em mente que, se decidir passar o réveillon no Japão, você vai viver experiências um tanto diferentes. Conhecidos pela serenidade e costumes reflexivos extraídos da religião budista, os japoneses possuem rituais que se estendem do dia 1 a 3 de janeiro, porém alguns costumes podem durar até o final do mês. A ideia é entrar no ano com o pé direito, por isso tudo tem um significado muito bem estabelecido. Conheça um pouco mais sobre o Oshougatsu (お正月), o chamado Ano Novo japonês.
Hatsumode, a véspera
Na véspera do Ano Novo (Omisoka), ocorre a primeira visita a um santuário ou templo, chamada de Hatsumode, e dura até o dia 3 de janeiro. Caso esteja no Japão, vale a pena conhecer o ritual e ir vestido de trajes típicos japoneses (quimono e hakama) para sentir a energia positiva do local e rezar para ter um ano cheio de saúde e harmonia.
Já durante a passagem do ano, os templos costumam lotar bastante, e talvez você precise pegar fila se quiser entrar. Se preferir, também pode comprar talismãs que são vendidos nos locais para trazer boa sorte, como o Daruma, o famoso Maneki Neko ou o Omamori.
A virada – Oshougatsu
Em muitas regiões japonesas, no lugar de fogos de artifício, são tocadas 107 badaladas no ritual Joya no Kane em contagem regressiva para o Ano Novo, e uma badalada ocorre exatamente à meia-noite, em um total de 108. Este ritual, além de simbolizar a chegada do novo ciclo, representa os desejos mundanos do homem. Para o povo japonês, cada batida do sino afasta estes desejos para que sejamos purificados.
Hatsuhinode, o nascer do sol
Os japoneses têm o hábito de assistir ao sol nascer no primeiro amanhecer do ano reunidos com amigos e parentes. Com isso, é possível ver com os próprios olhos todas as cores e a renovação do ano que se inicia. Esta prática é chamada de Hatsuhinode. No Brasil muitas pessoas já possuem este costume: após as festas, muitos ficam na praia até o amanhecer para apreciar o todo-poderoso sol. É um espetáculo!
O Omikuji
Depois do café-da-manhã, os japoneses voltam aos templos para adquirir o Omikuji (お神籤), papéis aleatórios com previsões de boa sorte. Além disso, muitos jogos tradicionais são praticados no primeiro dia do ano, como o Henetsuki e o Takoage.
Hatsugama, cerimônia do chá
Gosta de um bom chá? Então você vai adorar o ritual Hatsugama (初釜), a primeira cerimônia do chá do ano. Nela, os membros mais importantes da família se reúnem com o intuito de manter a boa convivência durante os doze meses seguintes.
Kokyo Ippan Sanga, a aparição do imperador
No segundo dia acontece um dos eventos mais importantes para os japoneses, a aparição oficial do imperador junto à sua família em Chiyuda-ku, Tóquio, para desejar Feliz Ano Novo a todo o país. Se você estiver por lá neste momento, vai poder atravessar os portões do Palácio Imperial, que estará aberto ao público em geral.
Culinária de Ano Novo
Que tal experimentar pratos típicos da época no terceiro dia? Cada alimento (Osechi Ryori) consumido tem um significado diferente, que traz felicidade, saúde, longevidade e muito sucesso. Prepará-los é complicadíssimo, pois não faltam opções no cardápio. Um dos mais consumidos é o Mochi, um bolinho de arroz glutinoso moído, feito usando no pilão. Uma variação é o Kagami Mochi, que inclui uma fruta no topo. Para os japoneses, o consumo deste alimento traz longevidade.
E então, ficou empolgado para viver um Ano Novo “diferente”? Aproveite muito e 良いお年を (Feliz Ano Novo!)