18 Jul 2019
Comentarios: 0
Uma das plantas mais presentes em alimentos para humanos e animais, a soja traz ainda mais benefícios para a saúde do organismo quando passa pela fermentação.
A soja é bastante associada à culinária asiática, além de também ser uma ótima alternativa para substituir carnes em dietas vegetarianas e veganas. Mas apesar da sua popularidade, a soja não é tão presente na mesa quanto pensamos, sendo ingerida em pequenas doses diárias. Além disso, ela é pouco consumida na sua forma natural e mais apreciada depois de ter sido processada.
Muito comum em cervejas, vinhos e pães, a fermentação nada mais é do que promover a ação química benéfica de micro-organismos, como bolores, bactérias e leveduras, para ajudar na preservação de alimentos. Sabe aqueles furinhos que aparecem em diversos tipos de queijos? São leveduras, as quais agregam características típicas de sabor, aroma e textura!
A soja fermentada vira um probiótico, ou seja, um alimento com micro-organismos vivos que trazem benefícios à flora intestinal. Em relação à soja natural, a fermentada vai trazer mais vantagens nutricionais e proteínas ao nosso corpo.
Ela incentiva a atividade da tripsina no crescimento das crianças, ajudando na digestão de proteínas, estimulando o crescimento, o funcionamento do pâncreas e o fortalecimento dos ossos. Além disso, a vitamina D e minerais essenciais para o desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso, como o cálcio, o ferro, o magnésio e o zinco, ganham valor! Isso torna menos necessária a ingestão de outros complementos para obter nutrientes que serão absorvidos em maior quantidade.
Grandes estudiosos de seus ingredientes, os asiáticos sabiam desde os anos a.C. quais as vantagens de fermentar alimentos e com a soja não foi diferente. Hoje é muito difícil encontrar pelos países orientais pratos que sejam preparados com a soja em seu estado natural! O shoyu, o missô, o tempê, o tamari e até o tofu usam soja que passou por alguma alteração química natural, como a fermentação ou a precipitação – redução e solidificação a uma massa rica em proteínas.
Ao contrário do que o Brasil e outros países pensam, a soja não aparece com tanta frequência como um prato principal dos orientais. Peixes e frutos do mar são os alimentos que mais figuram nas refeições japonesas, enquanto os chineses fazem alto consumo de carnes de galinha e de porco. Estima-se que cada pessoa no Japão e na China consuma cerca de 10 ml por dia.
As opções de incluir soja fermentada na sua alimentação são inúmeras, desde entradas e saladas, pratos frios e cozidos até sobremesas doces!
Aqui mesmo, no nosso site, você encontra uma variedade deliciosa de receitas com os ingredientes Sakura para experimentar na sua rotina. Inspire-se nos costumes asiáticos e aposte em preparos mais nutritivos para montar sua própria dieta!
http://pat.feldman.com.br/soja-x-soja-fermentada/
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2017/05/entenda-tudo-sobre-fermentacao-dos-alimentos.html
https://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Health/873